quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sequelas da Segunda Guerra Mundial

Autoridades alemãs detonaram nessa terça-feira (28/08/2012), na cidade de Munique, uma bomba com humildes 250 quilos. Provavelmente implantada pelos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, ela teve de ser detonada após tentativas ineficazes de desarmar o explosivo. A polícia local teve de evacuar cerca de 6 mil pessoas para esse procedimento.



A bomba foi descoberta por um acaso durante uma construção no bairro de Schwabing, mas não é o primeiro caso desse tipo e de certo não será o último, considerando as estimativas de que há pelo menos 20 mil bombas perdidas APENAS no Reino Unido, fruto das campanhas aéreas nazistas. Na Alemanha, há um departamento governamental especializado em lidar com bombas inativas e anualmente são retiradas dezenas de toneladas de materiais explosivos remanescentes da Segunda Guerra.

Abaixo, um vídeo da explosão em Munique:


Já nessa quarta-feira, 29/08, foram interrompidos os vôos do aeroporto Schiphol, em Amsterdã - um dos maiores e mais movimentados da Europa. O motivo: foi encontrada uma bomba alemã próxima ao Terminal C, causando o cancelamento e o adiamento de dezenas de vôos. O explosivo, de 500kg, também fora descoberto durante uma obra e removido para a desativação. Isso se deve ao fato de que Schiphol foi um aeroporto militar durante a Segunda Guerra Mundial e sofrera diversos bombardeios durante o período.

A imagem mostra a área do aeroporto onde o explosivo fora encontrado

Mas não para por aí. Abaixo, segue um mapa da Europa indicando alguns dos mais famosos incidentes relacionados a bombas não detonadas remanescentes da Segunda Guerra Mundial:





Como é possível reparar, grande parte das bombas encontram-se na Alemanha, na França e na Inglaterra, principais focos de bombardeio durante a Segunda Grande Guerra, embora existam casos em diversos outros países, tais como Holanda, Bélgica, Áustria e República Tcheca.




A área indicada no mapa por 1. representa a cidade de Londres, capital inglesa, onde em 2008, a construção do Parque Olímpico para os Jogos Olímpicos de 2012 foi paralisada após encontrarem uma bomba de UMA TONELADA no local. A zona leste da cidade foi um dos alvos principais durante a campanha aérea nazista, devido à grande presença de indústrias e portos.



Na área 2., também localizada na Inglaterra, na cidade de Sheerness, o cargueiro Montgomery (pertencente aos EUA) permanece encalhado desde 1944. O detalhe é que como carga, esse navio transportava cerca de 1,4 toneladas de explosivos. A área é monitorada 24 horas pois, de acordo com especialistas, uma explosão poderia causar até um 'minitsunami'.



Já na área 3., dessa vez localizada em Paris, na França, 6 mil pessoas tiveram de ser evacuadas para que especialistas desarmassem uma bomba britânica de 0,5 tonelada descoberta totalmente por acaso durante a medição de um terreno baldio. Esse terreno, no entanto, era onde funcionava uma fábrica de tanques tomada pelos nazistas durante a Guerra.



A área 4. representa a cidade de Koblenz, na Alemanha, onde uma longa estiagem fez com que a água do rio Reno abaixasse o suficiente para expor duas bombas aliadas, tendo a maior aproximadamente 1,8 TONELADAS. Fora necessário evacuar cerca de 45 mil pessoas num raio de 2km - incluindo pacientes de um hospital próximo e detentos de uma prisão. Ambas foram desarmadas com sucesso.



Na área 5., temos a cidade de Göttingen, também na Alemanha. Nela, em junho de 2011, especialistas morreram tentando desativar uma bomba aliada de 900kg. O explosivo fora encontrado numa escavação próxima a uma das principais ferrovias alemãs, e a ferrugem presente no detonador tinha tornado a bomba demasiadamente delicada para o manuseio. Segundo informações, foram evacuadas cerca de 7.200 pessoas antes de tal incidente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário